Quem Somos

COLÉGIO WALDORF BRASILIS

Na forma de ensinar a melhor maneira de aprender

NOSSA HISTÓRIA

A Associação Brasilis foi fundada, em 16 de agosto de 2006. A Associação Brasilis nasceu do interesse de um grupo de pais, professores, funcionários e colaboradores que almejavam a estruturação de mais uma instituição de ensino, com base antroposófica em Cuiabá e com gestão participação efetiva de todos os segmentos.

Com este objetivo, o grupo se constituiu com a participação de experientes professores Waldorf, após um intenso processo de reuniões e trabalhos resolveu-se criar uma nova escola Waldorf de Ensino Fundamental, pois era essa a necessidade declarada pelos pais, na época.

A denominação Associação Brasilis – Colégio Waldorf Brasilis, foi escolhida em assembléia. O nome “Brasilis” é uma referência à diversidade sócio-cultural e ambiental brasileira, e especialmente à região Centro-Oeste.

A intenção do grupo, ao escolher o nome “Brasilis” foi fortalecer, nos membros da comunidade, a idéia de acolhimento às diferenças e a motivação para uma atuação, visando o social e respeitando a diversidade, em busca de melhores condições de vida e o fortalecimento das raízes culturais.

Vencida a etapa de constituição e criação institucional, o grupo foi em busca de um espaço físico que pudesse ser adequado para iniciar as atividades educacionais. E, ”acidentalmente”, foi encontrado um prédio inacabado, que segundo o proprietário, o objetivo era justamente, abrigar uma escola. Já, que ele próprio, só tivera oportunidade de escolarização, aos 10 anos de idade, através de uma bondosa senhora desconhecida, como era costume em algumas regiões pobres do nosso país.

A construção do Colégio Brasilis, para esse senhor, adquiriu o sentido de agradecimento às oportunidades que o destino lhe reservou e foi assim que se estabeleceu uma grande parceria.

REFERÊNCIAL ESTRATÉGICO

“Promover o desenvolvimento de seres humanos livres capazes por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas”.

A Associação Brasilis é uma entidade sem fins lucrativos, formada por pais, professores e demais colaboradores. E todos os recursos adquiridos são totalmente aplicados na própria instituição.

Tem como característica fundamental a auto gestão compartilhada entre seus
membros.

  • Conselho Gestor;
  • Conselho Fiscal;
  • Conselho Pedagógico.

 

Não apenas se preocupar em transmitir conteúdos, mas também atuar no desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico, buscando ainda o desenvolvimento da autoconsciência, para o desabrochar de sujeitos criativos e transformadores do mundo.

  • Ser um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, que propicie o crescimento pessoal, profissional e social para toda a comunidade;
  • Oportunizar aos membros da comunidade escolar, o acesso aos meios para a auto-educação, como caminho para a consolidação do desenvolvimento humano;
  • Contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico;
  • Apoiar o desenvolvimento da autoconsciência, para o desabrochar de sujeitos criativos e transformadores do mundo
× Como podemos te ajudar?