A importância do nutricionista no ambiente escolar

No Brasil e no mundo, nas últimas décadas, tem aumentado exponencialmente a prevalência de sobrepeso e obesidade, inclusive entre crianças e adolescentes. Isso se deve as mudanças nos padrões alimentares relacionadas ao maior consumo de alimentos ultra processados e ricos em açúcar e gordura e ao menor consumo de frutas, legumes e vegetais. Essas mudanças associadas ao sedentarismo têm impacto direto no estado nutricional e na qualidade de vida, podendo comprometer a saúde a longo prazo, além de afetar a autoestima.

O ambiente escolar é importantíssimo para o desenvolvimento das crianças, uma vez que, é o local em que passam a maior parte de seu tempo e onde se desenvolvem física, cognitivo e socialmente, assim, faz sentido pensar que a escola tem, inclusive, um papel fundamental no desenvolvimento dos hábitos alimentares do público infantil. Nesse sentido, a presença do profissional da nutrição no ambiente escolar permite que esse desenvolvimento, seja estimulado de forma adequada, tendo em vista que o nutricionista dispõe das ferramentas educacionais e do conhecimento técnico necessários para isso.

A presença do nutricionista no ambiente escolar garante o planejamento de cardápios adequados em variedade de alimentos e nutrientes e ajustados às necessidades e demandas do público atendido, considerando, inclusive, restrições alimentares. O nutricionista realiza, ainda, o controle da qualidade higiênico-sanitária das preparações oferecidas, a fim de evitar contaminações, além de avaliar a aceitabilidade do cardápio e ajustá-lo conforme necessário.

Estudos mostram que a presença do nutricionista na escola normalmente está associada a uma maior oferta de alimentos saudáveis, variados, coloridos e atrativos. Uma boa alimentação escolar colabora com a manutenção da frequência escolar, bem como com o desenvolvimento cognitivo e com o rendimento do aluno na escola. Ainda, por meio das atividades de educação alimentar e nutricional, a criança obtém conhecimento e autonomia alimentar que podem ser estendidos ao ambiente doméstico e à família também

Por fim, entre as funções do profissional da nutrição dentro da escola, ainda é possível citar a realização de atividades de educação alimentar e nutricional que visem ao desenvolvimento da autonomia das crianças em relação à alimentação, bem como a conscientização quanto à importância de se comer bem e de forma saudável. O nutricionista na escola tem um papel importantíssimo de facilitador da formação de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo com o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, sua saúde e desempenho escolar.

 

Kamila da Silva Rodrigues
CRN/1 – 13115 – MT
Nutricionista do Colégio Waldorf Brasilis

Add your thoughts

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?